Loading...
Culinária e Receitas

Como fazer brigadeiro perfeito, descobrimos a receita certa

Quem não gosta de brigadeiro ? Fazer um brigadeiro gostoso é possivel com bons ingredientes e uma preparação bem feita, hoje você vai aprender como fazer essa famosa receita.

Ingredientes

01 e ½ colher de sopa de margarina com sal
02 e ½ colheres de achocolatado em pó
01 lata de leite condensado
01 pacote de granulado

Modo de Preparo

Misture todos os ingredientes numa panela, menos o granulado e leve ao fogo e não pare de mexer, senão vai empelotar.

E deixe engrossar. O ponto certo para desligar o fogo é quando você ver o fundo da panela ao raspar a colher.

Tire do fogo e espere esfriar. Agora é só enrolar, para enrolar, passe um pouco de margarina nas mãos e faça as bolinhas do tamanho que quiser.

Passe as bolinhas no chocolate granulado e pronto.

Ficou na duvida ? Veja o video :

Dicas : O fogo deverá estar de médio a baixo, nunca alto, pois seu brigadeiro pode empelotar ou queimar! O segredo para um brigadeiro bem lisinho sem empelotar é mexer muito bem e sem parar, em toda a panela. Raspe bem o fundo e as laterais. E mexa vigorosamente, sempre.

Se você quiser fazer um brigadeiro de colher, quando a massa começar a ferver, vai começar a borbulhar. As bolhas começam devagar, depois aceleram a intensidade. Para o ponto de colher, desligue o fogo quando as bolhas estiverem rápidas.

Quer fazer um brigadeiro diferente ? Veja a receita com Capuccino

Como surgiu o brigadeiro ?

vote no brigadeiro

Você sabia que o brigadeiro é um doce 100% brasileiro ? O brigadeiro surgiu na década de 1940 em uma campanha com o intuito de promover a eleição do Brigadeiro Eduardo Gomes à presidência da República pelos moradores do Pacaembu em São Paulo. O doce foi ganhando destaque e logo começou a ser vendido para arrecadar fundos a campanha.

Quem criou o doce foi a doceira Dona Heloisa Nabuco de Oliveira, que levou a novidade em um chá do comitê para arrecadar fundos de campanha.

Segundo sua filha, “Quando aconteceu um dos chás que ela ia que o comitê de senhoras se reuniu, ela levou esse doce e deu o nome de brigadeiro, para homenageá-lo. E daí foi esse sucesso que a gente não entendeu. E foi uma surpresa, porque ela fazia doces muito mais elaborados, mas foi esse que estourou”, contou sua filha Ida Nabuco de Oliveira, ao Globo Repórter.

Estava assim criado o que ficou na altura conhecido como “o doce do brigadeiro” e que era vendido durante a campanha, tentando conquistar votos através do paladar do eleitorado. O doce foi um sucesso, mas o candidato acabou por não ser eleito, mas o doce ficou e virou sinônimo de Brasil.

Esse doce é conhecido em muitos países como “trufas brasileiras”, devido à sua textura macia e delicada que faz lembrar as trufas francesas.

Brigadeiro engorda ?

Cada bolinha desse doce pode ter mais de 100 calorias, a sobremesa poderia ser perfeita se não fosse tão calórica.

Mas a receita é simples, mas leva ingredientes nada saudáveis e calóricos como leite condensado, manteiga e achocolatado e, como qualquer doce, se não for consumido com moderação, pode interferir bastante em uma dieta e na balança;

Uma dica é usar cacau em pó sem açúcar ou ao chocolate meio amargo, que possuem menos açúcar e gordura, além de serem benéficos à saúde.

Nessa receita acima o cada bolinha pequena contem :

Tabela nutricional % VD (*)
Calorias (valor energético) 33,45 kcal 1,67 %
Carboidratos 5,49 g 1,83 %
Proteínas 0,75 g 1 %
Gorduras totais 1,01 g 1,84 %
Gorduras saturadas 0,55 g 2,5 %
Fibra alimentar 0,02 g 0,09 %
Sódio 12,86 mg 0,54 %

Você pode tentar fazer um brigadeiro diferente, porque ele combina com tudo. De frutas secas a castanhas e bebidas alcoólicas. Use a criatividade.