Loading...
Culinária e Receitas

Veja como é feita a salsicha e o tem dentro dela (com video)

como é feita a salsicha

Muitas pessoas tem duvidas sobre como a salsicha é feita, se você não sabe quais os ingredientes das salsichas, chegou a hora de descobrir como é feita a salsicha.

A matéria-prima da salsicha que vai no cachorro-quente brasileiro são carnes suína, bovina e de frango, mas não pense que são carne de primeira ou de segunda, o que entra na composição do alimento são aquelas partes menos nobre, que sobraram da fabricação de outros produtos.

De acordo com a FAO (Organização para a Alimentação e Agricultura), das Nações Unidas a salsicha é composta por “os materiais de carne crua usados para produtos pré-cozidos são aparas musculares de baixa qualidade, tecidos gordurosos, carne da cabeça, patas de animais, pele animal, sangue, fígado e outros subprodutos comestíveis do abate”.

O sabor da salsinha vem do sal e os temperos, que variam de acordo com o fabricante, para que o produto tenha maior durabilidade, entram em cena os aditivos, como nitrito de sódio e fosfatos. Veja como é a produção :

Veja como é feito a salsicha que você coloca no cachorro quente :




Leia em nosso site : Receita de molho de pimenta caseiro

Entenda como é feita a salsicha :

Para não jogar fora toda esse material, as fábricas então passaram usar tais aparas pré-cozidas, em temperaturas entre 65ºC e 90ºC, dependendo do tamanho da carcaça ou do tipo da carne em questão. E esse procedimento não serve apenas para ajudar retirar o material dos ossos ou para torná-los mais maleáveis. Essa espécie de fervura serve também para ajudar a eliminar os diferentes tipos de bactérias que proliferam nesses pedaços descartados.

Primeiro, aparas de carne bovina ou suína são moídas em uma máquina e extraídas por um equipamento que parece uma peneira de metal, até parecer hambúrguer de carne moída. Nesse momento, são acrescentadas as aparas moídas de galinha (se houver), e a mistura é combinada (ou emulsificada) até virar uma massa de carne.

massa de salsicha

Depois da massa feita é adicionado o, especiarias e amido, junto a um pouco de água e xarope de milho ou outro adoçante. No final do processo, coloca-se mais água para a salsicha não fica seca. Nessa hora, ela é mergulhada por dois minutos em um tanque com uma solução de urucum, um corante natural. Depois, um banho de ácido fosfórico ajuda a fixar a cor vermelha

Na etapa final o produto está praticamente pronto e precisa apenas passar pela defumação, onde recebe alguns aromas especiais como o de bacon. Na sequência, as salsichas são lavadas em água fria e salgadas. Depois disso, os invólucros de celulose são descartados em um descascador.

Entendeu como é feita a salsicha ? Comente abaixo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *