Loading...
Bem Estar e Saúde

Horta em casa – Vegetais que podem voltar a ser plantados depois de usados

plantados depois de usados

Hoje em dia compramos os vegetais em supermercados, foi se o tempo que comprávamos verduras e outros vegetais em feiras livres ou em hortas do bairro, e ainda muitas pessoas não tem paciência e tempo de comprar sementes e montar sua própria horta em casa.

Pensando nisso separamos alguns vegetais que podem ser replantados depois de usados, não ocupando muita espaço e crescendo mais rápido do que com a semente. Aproveite e comece hoje mesmo sua horte, lembrando que os vegetais devem estar frescos para serem replantados.

Cebolinha

A cebolinha pode ser plantada, se você compra-la com a raiz, é só cortar o que você vai usar preservando a ponta do bulbo, você pode replanta-la na terra, ou em um copo, para isso pegue em copo e coloque as raízes e adicione água até cobrir as raízes, depois coloque o copo em um local que receba sol diariamente. Troque a água a cada dois dias.

Em cerca de sete dias, a cebolinha gerará embriões da planta, formando pontas de cebolinha mais uma vez. As pontas verdes deverão estar prontas para a colheita em cerca de duas semanas.

Alface Romana

Corte a parte inferior, que geralmente é jogada fora, e a coloque em um recipiente com água, trocando a água a cada 2 dias, isso basta para que a verdura se desenvolva, mas se preferir plante na terra.

Alho-poró

O alho-poró é da mesma família da cebolinha e brota fácil na água. Corte o talo com a parte da raiz, uns 5 cm, e coloque num recipiente não muito fundo ou apoie com dois palitos, um de cada lado, com água até o começo da raiz e vá cuidando para que não evapore e seque. Se preferir replante num vaso com terra preparada, após criar as raízes.

Manjericão

Separe alguns pedaços de manjericão de mais ou menos 10 cm e coloque em um copo de água em um local bem iluminado, assim como os outros toque a água a cada 2 dias, quando as raízes chegar a 2 centímetros de comprimento, transferi-los para vasos.

Hortelã

Para replanta-la é da mesma maneira que o manjericão. Mas precisa ser plantada também em um vaso maior e com furos em baixo, pois necessita de solo drenado e de muita água. Em nenhum momento a terra poderá ficar seca. Então cuidado com o sol da tarde.

Alecrim

Faça o mesmo processo inicial do Manjericão, mas depois plante os galhinhos em um vaso com furos em baixo para drenar a água, numa mistura de 2/3 de areia grossa e 1/3 de terra musgo. O alecrim não gosta de muita água, então não regue demais, mantenha-o num local ensolarado.

Salsinha e Coentro

Assim com os anteriores até chegar na hora do plantio em um vaso, plante em um vaso com furos com um solo rico em matéria orgânica, a salsa e o coentro são plantas rústicas, que toleram bem várias condições de solo, crescendo mesmo em solos pouco férteis, mas solo deve sempre estar humido, regue todos os dias e deixe o vaso em um local bem iluminado.

Pronto para fazer sua horta em casa ?

Veja em nosso site : Encontre alimentos orgânicos em todo o Brasil

One comment
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *